O minino que sonha

segunda-feira, agosto 01, 2005

SuGa-MuS - Biografia e Notícias

Olá mortais! Vim por este meio falar-vos de uma banda que muito me agrada pela sua exuberância e eloquência. Falo-vos de SuGa-Mus, um projecto que se iniciou numa bela tarde de primavera de 2002 com a formação inicial de Zé Pedro (vocals, guitar, djambes) e André (vocals, djambes) em casa daquele viria a ser um dos guitarristas da banda até ao presente momento - Luís Miguel - nessa altura estavam numa fase experimental, misturando influências africanas com outra gama de sons tribais e afins...
Numa tarde foram gravadas quase todas as musicas que viriam a originar aquilo que entendemos hoje como o único LP existente desta mítica banda, o tão conhecido Pentelho Oxigenado.

Mais tarde a banda começou a ter os seus problemas (como qualquer banda com o enorme êxito que teve esta) e assim, Luís estava afundado num mar de álcool e Zé Pedro a deambular pelos caminhos infindáveis das drogas pesadas. Então os SuGa-Mus entravam assim na sua pior fase, até que André, vendo-se sozinho contra o mar de obstáculos junta-se a Dunga e assim escrevem aquele que será o êxito mais Batido na historia da musica, ou seja: "Bati", a simbiose perfeita do conflito interior de André contraposto com a situação crítica dos outros membros mais a junção do desespero de Dunga que se encontrava num poço de existencialismos sem fim.

Esta bela tarde de verão viria a mudar o rumo da banda que devido a todos estes problemas e afins é actualmente composta por André (voz, djambé, darbuka) Dunga (guitarra e de vez em quando lá dá um jeito á 2ª voz) e Luis (guitarra). Este ultimo que embora tenha largado o álcool - segundo algumas fontes deste blog - está a entrar num caminho ainda mais perigoso denominado de "Síndroma de FHM".

Segundo disse Dunga á revista portuguesa de rock "Calhaus Que Rebolam" a banda vai entrar em estúdio este mês para a gravação de temas anteriormente tocados ao vivo como por exemplo: "Crepe" - através de Creep dos Radiohead, os portugueses aproveitaram para contar a triste historia de um crepe deprimido por ser um crepe de cenoura e não de carne picada, talvez a mais melancólica. Será ainda gravado outro êxito tocado no ultimo concerto da banda que se trata da adaptação de uma musica de Madredeus...
André garantiu ainda á revista Bliztezes: "Este álbum vai ser mais melancólico que o anterior, mas espera-se um bom feedback, pelo menos é o que tem acontecido com algumas musicas que tocámos ao vivo que vão agora ser reeditadas neste novo album".
Tentámos ainda contactar Luis mas segundo se sabe encontra-se num retiro espiritual no convento dos Monges Maxmenianos, de forma a tentar curar a sua terrível doença.

O nome do album ainda não é conhecido embora algumas propostas da editora não desagradem totalmente a banda. E elas são: Pentelho Pintado de Preto, Sovaco Oxigenado, Cabelo Oxigenado, Sobrancelha Oxigenada, Pestana Oxigenada, Pelo Oxigenado, etc.
Sabe-se ainda que este album poderá contar com a presença de um novo membro "baptizado" pela banda numa quente noite de carnaval, chama-se Bruno e sofre de esquizofrenia e hipocondria.

Esperemos então por novas destes tão queridos e fantásticos músicos.

Cumprimentos