O minino que sonha

terça-feira, outubro 04, 2005

E assim acaba uma jornada radiofónica



"Hoje desliguei o rádio. Hoje fiquei sem qualquer ligação aos sons livres e ao prazer da descoberta.
Hoje as playlists que nunca o foram deixaram o éter.

FM REQUIEM FINAL"

by Número in http://fmrequiem.blogspot.com/


E assim se encerra um período de boa rádio portuguesa, entremos agora no período pós-Voxx com uma melancolia e nostalgia profundos. A Voxx acabou as suas emissões (Porto: 90.0 e Lisboa: 91.6) para dar lugar á Radio Cidade...

Quem estava familiarizado com a Voxx vê aqui uma certa ironia, pois esta tratava-se de uma rádio cujo o publico alvo não era de todo o publico que serve outras rádios como a Radio Cidade, ou seja, a tão famigerada Voxx emitia-nos o som da diferença, o som da liberdade musical, o som da independência.
O reinado desta rádio de culto chega então ao fim com muita pena minha e de muitos sonhadores espalhados por esse país fora.
Resta-nos agora a esperança que chegue o periodo Neo-Voxx.
Embora pareça exacerbado falar de períodos - tratando-se de uma rádio - acho que o caso é definitivamente sério, pois uma emissora como esta, não teremos o privilégio de ouvir proximamente, uma emissora para os habitués, uma emissora despida de preconceitos e limites impostos pelos clichés das rádios de hoje, uma emissora a trabalhar a 100% ao serviço da musica e dos seus ouvintes.

Por isso chamemos à Voxx não uma rádio, mas um movimento da historia da musica ouvida em Portugal e como tal, irremediavelmente apresento o meu luto pela morte do seu precursor e principal difusor.

Cumprimentos...

1 Comments:

  • ... acho que o encerramento das emissões da Voxx nos remetem um pouco para o início dos anos 80 em que o "video killed the radio star" ... não acho que existam, nos dias que correm, motivos lúdicos para ligarmos o rádio ... verdade seja dita que eu já pouca rádio ouvia, mas tenho que reconhecer que foi, de facto, uma grande perda ... uma das poucas estações sintonizadas no rádio do meu carro (a 1ª estação, para ser mais exacta) é precisamente a Voxx ... de quando em vez ainda deixava de ouvir o CD para ouvir um bocadinho de rádio, mas agora essa opção já nem sequer é viável ... espera-se, assim, que após um regresso aos anos 80 se suceda um início de séc. XXI em que pudemos assistir a algumas iniciativas de razoável, e por vezes muito boa, qualidade e audácia ... lamenta-se o populismo e a entrega ao fácil ...

    By Blogger Lily Oakes, at quinta-feira, outubro 27, 2005 11:30:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home