O minino que sonha

quarta-feira, abril 06, 2005

Pseudo-critica a Oldboy

Ok, então falêmos de Oldboy, a ultima e excelente pelicula de Chan-wook Park que me deixou boqueaberto no decorrer do Fantasporto. Tudo porque para um filme coreano (sem querer ser mauzinho) não se deixou levar pelas caracteristicas do costume: as grandes máquinas, cyborgs, cenarios futuristas, porrada do inicio ao fim, enfim. Posso dizer que fiquei contente por não ter assistido a nenhum desses clássicos neste filme.
Aquilo que vos tenho a dizer é o seguinte: Tem um argumento um algo estranho, perturbador e um final avassalador!
Ora, quem é que nunca se trancou em casa e perdeu a chave, não tendo maneira de comunicar com exterior durante 15 anitos? Muito provavelmente ninguém, mas também não é disso que trata o filme, é sim de um homem que fica sequestrado num quarto de hotel durante 15 anos e quando sai tem apenas 5 dias para se vingar dos homens que o raptaram. Ao ler esta sinópse pensamos "Epah! Mas que estupidez, 15 anos? Quarto de hotel? 5 dias? Vingança?".
Sugiro que o vejam porque se já não estiver no cinema está aí a rebentar para DVD. O filme está acompanhado de uma fotografia fantastica, onde a cor é trabalhada de uma forma incrivel e onde certas imagens nos remetem para o tipico postal de colecionador. Também podemos referir que a onda "sub-urbana" calha sempre bem quando queremos estes efeitos.

É agora que vocês se questionam "Este gajo deve-se achar um espectaculo para estar sempre a sugerir coisinhas". Então eu respondo, não me acho um espectaculo! Eu tenho perfeita noção da realidade e obviamente da genialidade das minhas ideias. Mas isso já são acordes de outra musica, por isso quando quiserem discutir essas "rendinhas" é só chamar Deus que eu apareço! Adieu

P.S.) PARABÉNS AO (des)equilibrado